Desvendando a história do macarrão

23/04/2023 | Por: https://www.newscientist.com/article/mg18825212-800-ancient-noodle-rewrites-history/

Desvendando a história do macarrão

The 4000 year-old pot of noodles was found in the silt of the Yellow river in China (Image :KBK Teo, E Minoux et al)

A origem da palavra macarrão vem do grego “makaria” que significa caldo de carne com pelotinhas de farinha de trigo e cereais. Sabe-se que os latinos da época de Cristo já saboreavam um prato de caldo de favas e massa de trigo e água, que chamavam de “macca”. Há um registro de 1279 de um soldado genovês, Ponzio Bastione, que deixou de herança à sua família uma “cesta de massas” que ele chamou de “macarronis”.

Diferentes Tipos e Formatos de Macarrões

A História


  A história do macarrão começou quando o homem descobriu que podia moer cereais e misturar com água obtendo uma pasta, que poderia ser preparada cozida ou assada. É difícil precisar uma data de quando o macarrão apareceu.  Há registros antigos da trajetória deste alimento tão apreciado por muitos através dos séculos. Conta a história que o navegante Marco Polo depois de passar 17 anos na China, trouxe o macarrão para Veneza, mas essa história não é comprovada e é bastante similar à do soldado genovês descrito logo acima.

  No último domingo, o almoço foi na casa da vovó. Família reunida, uma bagunça danada e, para acompanhar o falatório, uma deliciosa macarronada! De tão gostoso, o prato inspirou uma conversa bem temperada sobre a origem do macarrão… Ninguém sabe ao certo quem o inventou, mas árabes, chineses e, é claro, italianos lutam para ter essa honra.

Um fio de macarrão acima foi deixado no prato por um chinês apressado há cerca de 4 mil anos precisamente 3.984 AC. Tudo indica, porém, que a disputa por “quem é o pai da massa?” chegou ao fim, e graças à pressa de algum chinês. Há cerca de quatro mil anos, ele deixou no prato um fiapo de macarrão que, encontrado agora pelos cientistas, é o mais antigo já registrado no mundo e parece assegurar a China como inventora dessa delícia.
  O macarrão foi encontrado pelo grupo do cientista chinês Houyuan Lu, da Academia de Ciências de Pequim, numa região no noroeste da China, num sítio arqueológico conhecido como Lajia. Esta região abrigava um povoado, por volta do ano 2.500 antes de Cristo, que, ao que tudo indica, foi destruído por uma catástrofe inesperada – provavelmente, um terremoto, uma enchente de rio ou ambos. O macarrão estava dentro de uma vasilha virada de cabeça para baixo, que estava soterrada, a cerca de três metros da superfície.

  Mas será que esses chineses comiam um macarrão igualzinho ao que foi servido no domingo? Mais ou menos. Na verdade, ao analisar os restos encontrados – um fio de quase meio metro de comprimento com 0,3 centímetro de espessura –, os cientistas descobriram que esse macarrão primitivo não era feito de farinha de trigo como os atuais, mas, sim, de uma espécie de milho, o milheto. A diferença para por aí: sua produção, como a do nosso, consiste em extrair a farinha dos grãos amassados, trabalhá-la e cortá-la no formato desejado e depois cozinhar em água fervente.

  Você imaginava que o macarrão fosse tão antigo? Na verdade, nem os cientistas sabiam precisar exatamente há quanto tempo ele faz parte da alimentação do homem. Há referências a alimentos cozidos, a base de cereais e água – como o macarrão –, em textos romanos do século 3 antes de Cristo e até em textos babilônicos e assírios, duas civilizações que viviam no Oriente Médio (onde hoje se localizam Iraque, Israel e vários outros países) em épocas anteriores ao ano 2.000 antes de Cristo.

  Mas a origem do macarrão como conhecemos hoje sempre foi disputada entre chineses, italianos e árabes. Segundo alguns, Marco Polo, aventureiro italiano do século 13, teria trazido o macarrão da China para a Itália.

  O certo é que no século 13 o macarrão começa a ganhar o mundo a partir da Itália, em especial da Sicília. Hoje existem mais de 500 tipos e formatos diferentes de massa, quase todas inventadas pelos italianos.     Será que, há quatro mil anos, os primeiros chineses a comer macarrão podiam imaginar o futuro fantástico de sua invenção?

E No Brasil quando teria chegado o Maccheroni di Italy?



Que ele chegou no Brasil pelos imigrantes é fato, mas quando e por quem teria sido “descoberto”?"

     Mas e o Brasil? Quando é que essa delícia chegou em nossas terras?
  O macarrão veio na bagagem de italianos imigrantes no início do século XIX.
  A novidade estimulou a cultura do trigo, a construção de moinhos e a criação das primeiras fábricas de massas, contribuindo na economia e também na distribuição dos alimentos.
  Vale lembrar que macarrão é um alimento nutritivo e muito democrático. Desde então a paixão do brasileiro por massa só aumentou, como sabemos só de olhar pra nossa lista de supermercado.
  E temos como prover: somos o terceiro país que mais consome massas. Só ficamos atrás da Itália e dos EUA.
  Aqui no Brasil a grande rainha dos pratos é a macarronada, favorita dos almoços de domingo.

   

     25 de Outubro – Dia do Macarrão.


Um dos alimentos mais apreciados do mundo, o macarrão, tem até mesmo um dia em sua homenagem, 25 de outubro. No período próximo a esse dia muitos países como Itália, Alemanha, Estados Unidos, México e Brasil realizam festas em que a estrela é o macarrão. O destaque desse prato fica por conta de sua fácil adaptação a diferentes culturas e formas de preparo e acompanhamentos.

A escolha dessa data foi feita pelos fabricantes de macarrão no ano de 1955 durante a realização do I Congresso Mundial da Pasta que aconteceu em Roma, Itália. O grupo que se reuniu entendeu que o macarrão merecia uma data especial porque é um dos alimentos mais consumidos e queridos do planeta. Em nosso país desde o ano de 1998 a ABIMA – "Associação Brasileira da Indústria do Macarrão"; é responsável por realizar um evento chamado Macarrão Gourmet Fashion.